Sunday, August 19, 2007
Friday, August 17, 2007
O evento inclui palestras, workshops, bate-papos, mesa-redonda
e concurso com o tema “O Cotidiano”.
Tem início oficial dia 1º de outubro o maior evento de fotografia do sul do Brasil: a 5ª Edição da Maratona Fotográfica de Curitiba. Com a aprovação da Lei Rouanet, neste ano a Portfolio Escola de Fotografia vai trazer um total de doze fotógrafos de renome nacional e internacional: Entre eles, Entre eles, Tony Genérico, presidente da Abrafoto e considerado o rei do “splash”. Também estarão presentes Klaus Mitteldorf, André Cypriano, Araquém Alcântara, Miguel Chikaoka, Rosa Gauditano, Walter Firmo, Geancarlo Mecarelli e Irit Chernizon Tommasini. São esperados cerca de 2000 participantes de todo o Brasil e outros países da América do Sul.
Trata-se de uma boa oportunidade para ter contato com tais profissionais. “Será uma semana de fotografia, intensa, totalmente envolvida com a arte”, afirma Nilo Biazzetto Neto, idealizador do projeto. Tem como objetivos unir, num mesmo local, fotógrafos profissionais de alto nível, fotógrafos amadores, estudantes, profissionais de comunicação, amantes da arte e cultura, e interessados em geral para discutir e promover a fotografia, seu passado, presente e futuro. O evento inclui palestras, workshops, bate-papos, mesa-redonda e o concurso fotográfico com o tema “O Cotidiano”.
O primeiro workshop está agendo para os dias 29 e 30 de setembro, das 9h às 12h, na sede da Escola Portfolio, localizada na Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico. Será uma introdução à fotografia de natureza, com Araquém Alcântara, um dos precursores no tema. Outros sete workshops estão agendados ao longo da semana, como o com Irit Chernizon Tommasini, sobre “O formato RAW”. Será nos mesmos dias, 1 e 2 de outubro, do workshop realizado por Miguel Chikaoka, com o nome “Fototaxia – Em Busca do Elo perdido”. (De acordo com o Dicionário Aurélio, fototaxia significa o deslocamento, movimento dos seres vivos para a luz.) Os últimos workshops serão realizados dias 6 e 7, sábado e domingo, na parte da tarde. Um deles será com o fotojornalista Walter Firmo, vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo e de diversas edições do Prêmio Internacional de Fotografia.
A palestra de abertura será com Araquém Alcântara às 20 horas do dia 1º, segunda-feira, no Centro Universitário Positivo – Unicenp. Outras palestras estão agendas para até o dia 5, algumas na parte da tarde, das 14h às 16h, em local a ser confirmado. Este ano a Maratona conta com um importante parceiro: A FNAC. Durante as tardes de workshops na Escola Portfolio, os participantes que não estiverem inscritos em nenhum curso, poderão participar de bate-papos com os fotógrafos palestrantes na FNAC do Park Shopping Barigui. As datas e assuntos a serem tratados serão definidos de acordo com o tempo livre de cada palestrante.
A festa de encerramento da maratona está agendada para a noite de sábado, dia 6 de outubro, no novo espaço do Jokers. Vai conciliar com a exposição de nove anos da Portfolio, composta por alunos e ex-alunos. Mais informações sobre a 5ª Maratona Fotográfica de Curitiba podem ser obtidas nos sites www.maratonafotografica.com.br e www.escolaportfolio.com.br, ou pelo telefone 41-3252-2540.
Saturday, August 04, 2007
(Alex Webb, um dos mais conhecidos fotógrafos do mundo, mostra seu último livro e se apresenta como keynote speaker em conferência especial e coletiva, na PHOTOIMAGEBRAZIL).
Está confirmada a participação do fotógrafo Alex Webb, que atua há 31 anos na Magnum Photo, na próxima edição da PHOTOIMAGEBRAZIL. Durante o evento, Webb apresenta Istanbul: City of a Hundred Names, sua mais recente publicação. Lançado no 2º trimestre em Nova York, pela Aperture Foundation, o livro é resultado de uma série de visitas à cidade, desde 1998, nas quais o autor observa a vibração de uma cultura em transição, em um cenário histórico particularmente complexo. A coletiva de imprensa com Alex Webb acontece nesta quarta-feira (dia 8 de agosto), às 13h, na sala de imprensa do evento. No dia 9 de agosto, também na PHOTOIMAGEBRAZIL, o fotógrafo realiza uma palestra, das 18h30 às 20h, com mostra de seu último trabalho Istambul: city of a hundred names (Aperture, 2007, 136 pp.).
Com luzes naturais e fotos de alta profundidade, Webb trabalha com o mínimo de interferência nas cenas. Ele consegue, inclusive, se livrar das interferências dos próprios clichês do fotojornalismo, além de não buscar o folclórico nem o pitoresco. “Eu só sei como trabalhar algum lugar caminhando pela cidade. É o que faz um fotógrafo da rua: anda e espera; espera e conversa. E aí, observa e espera um pouco mais, com a certeza de que o inesperado, o desconhecido, ou o que há de sutil nas coisas conhecidas apareça na próxima esquina”, define Webb.
Alex Webb será o conferencista de uma palestra especial na 15ª edição da PHOTOIMAGEBRAZIL, Feira Internacional de Imagens, que acontece entre os próximos dias 7 a 10 de agosto. O evento já tem confirmados 162 expositores e será a maior edição de sua história. O fotógrafo vem ao Brasil sob o patrocínio da HP, uma das expositoras do evento.
Sete livros e 42 exposições individuais no mundo
Alex Webb já lançou sete livros, a maioria sobre a realidade latino-americana, e possui exposições permanentes em três dos maiores museus norte-americanos. Já promoveu 42 exposições individuais, nas galerias de Nova York, Amsterdã, Paris, e em várias capitais latino-americanas, e também da Itália, Espanha, Alemanha entre outras.
Webb iniciou sua carreira em 1974. Teve trabalhos publicados em periódicos como The New York Times Magazine, Life e National Geographic, e em 1976 ingressou na Magnum. A maior parte de sua produção fotojornalística se passa na região da América Latina e Caribe, embora seu mais recente livro tenha sido feito na Europa. Entre os prêmios recebidos, incluem-se o New York Foundation of the Arts Grant (1986), National Endowment for the Arts Fellowship (1990), Hasselblad Foundation Grant (1998), Leopold Godowsky Color Photography Award (1988), Leica Medal of Excellence (2000), e o David Octavius Hill award (2002).
Fundada por Robert Capa e Henri Cartier Bresson, a agência Magnum Photos iniciou suas atividades de fotojornalismo em 1947 e é até hoje a principal agência mundial. Com quatro escritórios (em Londres, Nova York, Paris e Tóquio), além de 50 subagentes espalhados pelo mundo, a cooperativa Magnum reúne obras e atividades de 78 dos mais premiados e consagrados fotógrafos do mundo. Além de Alex Webb, a Magnum apresenta fotógrafos como o chinês (de Taiwan) Chien-Chi Chang, que foi destaque na Bienal Internacional de Artes de São Paulo de 2002; o alemão Thomaz Dworzak, célebre por suas atividades pela paz e pelas coberturas que fez de muitos conflitos, entre eles o da Chechenia, Kosovo e Afeganistão; e o ícone da resistência da Tchecoslováquia contra o domínio soviético, o fotógrafo Josef Koudelka.
15ª PHOTOIMAGEBRAZIL (Feira Internacional de Imagem)
Data: 7 a 10 de agosto de 2007
Horário: das 14h às 21h.
Local: Centro de Exposições Imigrantes – São Paulo - SP
Entrada: Exclusivamente para Profissionais.
Friday, August 03, 2007
Thursday, August 02, 2007
Oficina de Fotografia
O Estúdio Capusso promove a “OFICINA DE FOTOGRAFIA”. O projeto visa ensinar de forma rápida e agradável noções básicas de fotografia, dando condições aos participantes de melhorarem a qualidade de suas fotos.
Com o advento da fotografia digital está sendo produzida uma grande quantidade de imagens, que nem sempre apresentam uma boa qualidade. Esta oficina visa transmitir ao aluno um conhecimento básico da técnica e da linguagem fotográfica, com dicas práticas que terão grande efeito na produção de suas fotos. Ele vai perceber que com algum conhecimento teórico e equipamento adequado pode-se produzir fotos com mais qualidade; vai aprender também a tirar melhor proveito de sua câmera, usando todos os recursos disponíveis para isto.
A oficina é destinada a pessoas interessadas em fotografia que possuam qualquer tipo de câmera fotográfica. Não é exigido nenhum conhecimento sobre o assunto.
Serão 4 encontros de 2 horas à noite (terças-feiras) e uma saída fotográfica de 4 horas durante uma tarde (domingo), com uma carga horária total de 12 horas. Os participantes receberão apostila e certificado.
A oficina será ministrada pela fotógrafa Jô Capusso e pelo jornalista e ecoturista Luiz de Oliveira.
Local: Estúdio Capusso
Endereço: Rua Rego Freitas, 512
Datas: 14/21/28/agosto - 4/setembro (terças), das 20:00h às 22:00h - Encontros teóricos
3/setembro (domingo), das 14:00h às 18:00h - Saída fotográfica.
Inscrições: 18/julho a 13/agosto, das 10:00h às 16:00h, de segunda a sexta, na rua Rego Freitas, 512.
Telefone: 31515737
Investimento: R$ 280,00 (a vista) ou 3X R$ 100,00 (parcelamento em 3 cheques).
Número de participantes: mínimo de 5 e máximo de 10.
Carga horária: 12 horas
FUJIFILM mostra toda a família de câmeras digitais
Pesquisa indica que consumidores querem mais tecnologia nas novas aquisições,
com qualidade de imagem e megapixels.
O equipamento fotográfico digital está cada vez mais comum. Segundo estudos da FUJIFILM com o perfil dos clientes, mesmo usuários que tinham relutância com a tecnologia digital já estão adotando os novos equipamentos e gostando, passando até para uma segunda etapa de aquisição de câmeras com mais recursos.
Atualmente, quase 40% dos consumidores no mundo já estão fazendo o up-grade no equipamento. E, mesmo quem está procurando a primeira máquina já leva em conta a qualidade da imagem e o número de megapixels. O preço fica em terceiro lugar na lista.
Por isso, para conquistar novos consumidores ávidos em relação às novidades tecnológicas, a FUJIFILM conta com um leque extenso de opções de câmeras digitais e apresenta seus produtos na PhotoImageBrazil. Estarão expostos a família FinePix A, o modelo semi-profissional FinePix S9600, o lançamento FinePix F40fd e a FinePix Z10fd, que será apresentada dois meses antes de chegar ao mercado.
Composta pelos modelos A500, A610, A800 e A900, a família FinePix A tem equipamentos sofisticados, mas com um dos melhores custos-benefícios do mercado, entre R$ 599,00 e R$ 999,00. As câmeras têm resolução que variam entre 5.1 e 9.0. Toda a linha já vem com Super CCD HR, que até o lançamento dessa família só equipavam as câmeras hi-end e profissionais. O sistema realiza um processamento altamente sofisticado dos dados de imagem em velocidade ultra-rápida. Junto com o processador de Foto Real (RP), da FUJIFILM, o Super CCD HR valoriza as imagens que são produzidas com a máxima nitidez e o mínimo de ruídos.
Os modelos A610, A800 e A900 já têm flash inteligente, que ajusta automaticamente a sensibilidade e a saída do flash para exposições perfeitas em diversas situações de iluminação. As câmeras FinePix A800 e A900 trazem ainda o modo de estabilização de imagem, que evita o borrado gerado pela trepidação da câmera e do movimento rápido do objeto.
Lançamentos
A câmera digital FinePix F40fd possui a inovadora tecnologia de Face Detection (Detector de Face). A sua função é buscar e focalizar os rostos das pessoas de maneira precisa e eficaz. O Detector de Face aumenta o brilho dos rostos fotografados e, quando necessário, ativa automaticamente o Flash Inteligente.
A FUJIFILM mostra também a câmera digital Z10fd, que só estará à venda no mercado em outubro. O modelo tem Face Detection e possui o recurso inovador de remoção de olhos vermelhos automático.
Semi-Profissional
Voltada para o mercado de fotógrafos semi-profissionais e profissionais, a câmera digital FinePix S9600 tem alta qualidade de imagem e 9.0 megapixels efetivos. A alta sensibilidade do equipamento é garantida pela lente zoom Fujinon de 10,7x, que oferece comprimento focal equivalente a um zoom de 28-300 mm de uma câmera 35 mm. A S9600 agrega o Super CCD HR e o Processador II Real Photo, inovação que a FUJIFILM trouxe para o mercado aumentando o desempenho de alta sensibilidade aliado ao baixo ruído nas imagens. O display LCD tem 2.0 polegadas, que gira e permite fotografar ângulos altos e baixos.
cada vez mais sofisticados
em desenvolvimento e tecnologia de ponta para câmeras, como Face Detection e slot duplo.
E seguindo a tradição, estarão disponíveis para os visitantes, quatro terminais de auto-atendimento para imprimirem fotos digitais.
Com quase metade do mercado brasileiro de minilabs digitais, a família Frontier tem mais uma novidade. O lançamento do modelo 710. O equipamento pode processar até 800 impressões por hora, no tamanho 10 x 15 cm. O Frontier 710 oferece a possibilidade de imprimir fotos 20 X 60 cm até 20 X 90 cm. Esses novos tamanhos são ideais para o recurso de Photobook, onde as fotos são encadernadas como um livro e podem aproveitar imagens únicas em página dupla.
O software utilizado nesse equipamento pela FUJIFILM é reconhecido e premiado como o melhor para impressão de arquivos digitais e analógicos. Esse software, Image Intelligence™ –, otimiza as impressões e também garante a qualidade das imagens, pois compensa, automaticamente, a pouca iluminação e outras situações problemáticas de assuntos fotografados.
Na feira, a empresa irá mostrar a solução nacionalizada que oferece um terminal de auto-atendimento mais acessível para os lojistas. Em parceria com a Itautec, responsável pelo hardware nacional, a empresa disponibilizou o software do DPC tradicional, resultando em um Digital Photo Center cerca de 50% mais barato.
Data: 7 a 10 de agosto de 2007
Horário: das 14 às 21h
Estande: Localizado na Rua C
Local: Centro de Exposições Imigrantes, Km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo-SP
PhotoImageBrazil: www.photoimagebrazil.com.br