Agora já é possível imprimir em chocolate fotografia e imagem de alta definição
Chega ao mercado brasileiro uma novidade que já está despertando a atenção pelo ineditismo, bom gosto e sofisticação. Trata-se da Chocoprint, uma empresa especializada em chocolates com impressão fotográfica de alta resolução - uma técnica exclusiva e importada dos Estados Unidos pelos jovens empresários brasileiros Fábio Lopes e Guilherme Soter, master franqueadores no Brasil da Chocolography (presente em 8 países e com mais de 150 licenças nos EUA).
A operação no Brasil envolve investimentos da ordem de US$ 500 mil, montante igual ao do faturamento previsto pelos sócios para este ano. Com show-room em São Paulo, no bairro da Vila Madalena, a empresa se instalou por aqui com uma proposta arrojada e já começou a movimentar o mercado de brindes corporativos e gifts especiais para eventos e festas em geral. “Assim que iniciamos nossa operação, fechamos com uma grande multinacional do setor farmacêutico a produção de 2.700 unidades de chocolates para uma convenção”, conta Fábio Lopes.
Os produtos realmente causam um impacto visual muito expressivo, complementado pelo sabor delicioso dos chocolates. A empresa oferece opções de formatos diversificados, como moedas, business card – formato de um cartão de visitas, pirulitos redondos, de coração, estrela, CD, caixinhas com trufas e bombons e a barra mais tradicional. Qualquer um dos formatos e tipos está apto a receber a impressão, seja da foto, de um logotipo e do que mais a imaginação puder criar, tudo com resolução de milhões de cores.
O chocolate utilizado pela Chocoprint é do tipo ao leite, adaptado de forma a atender ao gosto dos brasileiros que preferem um sabor um pouco mais doce. Há possibilidade também de desenvolver produtos com outros tipos de chocolate, sob encomenda e a partir de uma determinada quantidade. Para a impressão das imagens, o chocolate recebe uma camada especial, uma espécie de açúcar para que a superfície a ser impressa seja uma base branca e garanta uma qualidade superior ao uso do chocolate branco. Esta camada é desenvolvida com produtos 100% naturais.
Os chocolates são colocados em moldes especiais, importados dos Estados Unidos e chegam prontos ao show-room, onde são submetidos à impressão. Para imprimir, o molde é colocado sob a impressora que funciona com jatos de corantes comestíveis que, rapidamente, reproduzem a imagem selecionada e gravada através de um software exclusivo. Estes corantes comestíveis também são importados e seguem os preceitos da alimentação Kasher. Todos os ingredientes são aprovados pelo FDA, nos EUA e pelo Ministério da Saúde, no Brasil.
Por questões de viabilidade na produção, há uma quantidade mínima para a encomenda dos chocolates. Dependendo de cada formato, há uma especificação com relação ao número mínimo do pedido.