Fotografia de Nair Benedicto, contemplada pelo projeto francês Portfolio, retrata
as feridas sociais do Brasil
as feridas sociais do Brasil
O laboratório "Chambre Noire" de Paris possui um projeto de edição de fotografias denominado coleção “Tiré à Part”. As duas primeiras edições foram de fotógrafos europeus. A terceira, denominada “Portfolio”, contempla o trabalho visceral da fotógrafa brasileira Nair Benedicto e poderá ser vista pelo público na CAIXA Cultural, Galeria da Paulista (Av. Paulista, 2083), a partir de 30 de novembro. A entrada é franca.
Com curadoria de Pierre Devin, responsável pela coleção “Tiré à Part”, a mostra apresenta 18 fotos selecionadas a partir do acervo pessoal de Nair Benedicto, cujas lentes captam a realidade brasileira sob o viés do fotojornalismo, com temas bem preparados e documentados, centrados sobre pontos sensíveis de nossa sociedade, como desigualdade, marginalização, guetos espaciais e mentais, drogas, crianças, índios, mulheres, raízes brasileiras, manifestações da resistência e ecologia.
Seu trabalho é consagrado no Brasil e no exterior, como as imagens da série FEBEM, em 1980, que se tornaram livro, as greves metalúrgicas da periferia industrial de São Paulo e sua abordagem sobre a Amazônia, não só do ponto de vista ecológico como também político. “Nair é testemunha engajada da virada do século XX. Fotógrafa pioneira em vários aspectos, ela captou os pontos nevrálgicos de seu país passando da ditadura militar à democracia formal. Sua ética produz uma estética clara e sensual, onde o coração e a razão se encontram”, declara o curador Pierre Devin.
A exposição “Portfolio – Nair Benedicto” ficará e cartaz de 30 de novembro a 6 de janeiro na CAIXA Cultural, Galeria da Paulista (Av. Paulista, 2083). O horário de visitação é de terça a sábado, das 9h às 21, e aos domingos, das 10h às 21h. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3321-4400 ou no site www.caixacultural.com.br.
1 comment:
Te adorOoooooOoo :x)
Post a Comment