Tuesday, January 20, 2009

Chop off their heads – Exposição de Rankin


As fotografias de personalidades das mais diversas esferas da cultura contemporânea – de Rainha Elisabeth e seu sorriso enigmático, na foto oficial do jubileu de sua coroação, até Madonna - destacam Rankin como um dos fotógrafos-retratistas mais reconhecidos no mundo. Inicialmente focado no mundo da moda, o fotógrafo, editor e cineasta escocês ganhou notoriedade ao fazer íntimos retratos de grandes personagens, indo do pop ao oficial, da música à política, da moda ao anonimato.


A exposição Chop off their heads, que conta com cinqüenta fotografias, deixa claro que o talento de Rankin é multifacetado e retrata a diversidade sem sobressaltos; não é à toa que seu primeiro importante passo profissional foi a criação da revista de comportamento Dazed&Confused, em 1991, fato que revolucionou o mercado editorial internacional ao retratar de forma precisa a múltipla juventude britânica daquele momento.


A mostra fotográfica que será exibida em São Paulo é inédita e foi montada especialmente para o projeto Iguatemi Photo Series, com curadoria de Chico Lowndes e direção executiva de Guili Alves de Lima. Depois do sucesso de público e crítica da mostra Heaven to Hell – Belezas e Desastres, do fotógrafo americano David LaChapelle, o projeto volta com um fotógrafo que retrata o mesmo universo, mas sob outra ótica.


Chop off their heads fica em cartaz no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura (Av. Europa, 218, tel.: 3081.8611) de 22 de janeiro a 5 de fevereiro, podendo ser visitada gratuitamente de segunda a domingo, das 10h às 19h.



Dentre as fotos escolhidas, além de Madonna e Rainha Elisabeth, destacam-se retratos de famosos como o da atriz francesa Juliette Binoche, que rendeu a capa da revista Playboy, do cantor Justin Timberlake caracterizado como um cowboy, numa referência à clássica imagem de Elvis Presley imortalizada por Andy Warhol, do primeiro-ministro britânico Tony Blair em estilo “foto de passaporte” ao completar 50 anos para a capa do Financial Times, da cantora Tori Amos com dentes de vampiro ou do ator inglês Daniel Craig – o atual James Bond – com olhos exageradamente arregalados.

Alguns dos retratos, mais ou menos tradicionais, também revelam o seu retratado de uma maneira mais sutil, como as fotos de moda das muito-fotografadas supermodelos Kate Moss, Heidi Klum, Giselle Bündchen e Claudia Schiffer, ou as das bandas Rolling Stones, U2, Blur e The White Stripes.


Serviço

Vernissage: dia 21 de janeiro, a partir das 20h para convidados.

Visitação: de 22 de janeiro a 5 de fevereiro – de segunda a domingo, das 10 às 19 horas
MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) - Av. Europa, 218, Jardim Europa, 11.3081-8611
Entrada Franca

O Museu possui acesso para deficientes e restaurante/bar no local.

No comments:

Baladas

My Flickr

 
Procurando algo?
Pesquisa personalizada