Monday, January 11, 2010

Minas ganha Centro de Arte Contemporânea e Fotografia

A exposição Otto Stupakoff com 70 obras do primeiro fotógrafo de moda do país foi a escolhida para a inauguração do Centro de Arte Contemporânea e Fotografia. O mais novo espaço de discussão, exibição e estudo das artes visuais de Minas será aberto ao público no dia 13 de janeiro. O evento marca também o início das come das comemoração de aniversário da Fundação Clóvis Salgado, que completa 40 anos em 2010.

O Centro de Arte Contemporânea e Fotografia é uma parceria entre o Instituto Moreira Salles e a Secretaria de Estado de Cultura, que vai gerenciá-lo por meio da Fundação Clóvis Salgado.

O novo espaço tem 312,17m², divididos em duas salas expositivas e com uma estrutura de galerias. Posteriormente, o Centro ganhará ainda ateliês, estúdios e sala multimeios. O rico acervo fotográfico do Instituto Moreira Salles e outras coleções do gênero serão exibidas.

O Centro terá uma unidade de intercâmbio entre artistas, de pesquisa e produção de conteúdo.

A proposta do governo é tornar o Centro uma referência na difusão, discussão e reflexão sobre a produção contemporânea de artes visuais. Será criada uma comissão especializada, com representantes nacionais, para definir as exposições convidadas e a seleção para residências artísticas. A linguagem fotográfica terá destaque na programação, dando continuidade à vocação que o espaço já adquiriu ao longo de sua história.

Outro resultado da parceria com o Instituto Moreira Salles é a exposição em homenagem ao escultor mineiro Artur Pereira (1920-2003), que a Fundação Clovis Salgado recebe ainda no primeiro semestre deste ano, na Galeria Alberto da Veiga Guignard, Palácio das Artes.

Otto Stupakoff - Fotografias

A exposição é uma homenagem e uma retrospectiva do trabalho do fotógrafo paulistano Otto Stupakoff (1935-2009). A mostra baseia-se em três temas principais: moda, mulheres e retratos de celebridades. As lentes de Otto registraram personalidades como Jack Nicholson, Sharon Tate e Tom Jobim, e grande parte das imagens são resultado de trabalhos feitos para revistas internacionais como Marie Claire, Cosmopolistan, Harper’s Bazaar, Life e Look Magazine.

Otto Stupakoff foi o primeiro fotógrafo de moda brasileiro, e além dos editoriais de moda, destacou-se pelos retratos de celebridades. Em 1965, aos 30 anos e alcançando o auge de seu sucesso no Brasil, mudou-se para Nova York. Oito anos depois, Otto foi para Paris onde fotografou para Vogue, Elle e Stern. De volta ao Brasil em 2005, foi homenageado pela São Paulo Fashion Week, com a mostra Moda sem Fronteiras, organizada pelos fotógrafos Bob Wolfenson e Fernando Laszlo. Em 2008 sua obra fotográfica foi incorporada pelo Instituto Moreira Salles. E, em 22 de abril de 2009, Stupakoff faleceu na cidade de São Paulo.

Inauguração do Centro de Arte Contemporânea e Fotografia

Exposição Otto Stupakoff. Fotografias

Data: 14 de janeiro a 21 de março - 2010

Local: avenida Afonso Pena, 737, Centro

Horário: ter. a dom: 12h às 19h / quintas-feiras: 12h às 21h

Entrada franca

Informações: 31 – 3236-7400
Mostra Saint-Étienne, Cité du Design no Centro Cultural Banco do Brasil

Os paulistanos e os turistas que visitam São Paulo durante as férias terão a oportunidade de conferir os últimos dias da exposição Saint-Étienne, Cité du Design, que fica em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil até o dia 31 de janeiro. Além de visitar um dos espaços culturais mais tradicionais da capital paulista, o público poderá conhecer as propostas de design e arquitetura sustentável da França.

A mostra inédita sobre design, tecnologia e sustentabilidade traz pela primeira vez ao Brasil projetos e obras da Bienal Internacional de Design Saint-Étienne 2008, realizada desde 1998 em Saint-Étienne, conhecida como a ‘cidade do design’ e considerada hoje um dos principais polos mundiais de design ao lado de Milão.

O Cité Du Design - Impressões: Fotografia e Vídeo’ contempla cinco áreas de atuação com algumas questões primordiais do design e do pensamento contemporâneo da França em relação à produção industrial. Este módulo também será composto por painéis com a planta legendada e a origem do projeto da Cité du Design.

Sunday, January 10, 2010

Canon EOS 7D ouNikon D300s? - Fotografe Melhor - Edição 160

Confira o conteúdo da Fotografe Melhor deste mês, que traz um teste prático da Canon EOS 7D e da Nikon D300, contribuindo na decisão daqueles que estão na dúvida entre as duas câmeras:

Supercomparativo Canon EOS 7D x Nikon D300s
(Teste prático)

As duas têm recursos de sobra e acabamento de top de linha. Veja qual é a mais adequada ao seu bolso

Dicas para fotos de sensualidade
O fotógrafo Marcos Serra Lima revela como é dirigir atrizes e celebridades em ensaios bem apimentados

Em defesa da arte na natureza
Luiz Claudio Marigo fala das dificuldades para fotografar e dos direitos autorais

E mais
- Como fazer book fora do estúdio
- Márcio Scavone em três livros
- A Amazônia de Marcel Gautherot
- O portifólio de Christian Knepper
- Como granular uma imagem no Photoshop

Baladas

My Flickr

 
Procurando algo?
Pesquisa personalizada