Friday, September 15, 2006


Fotografe suas viagens!



Imagine a situação: você está viajando, não tem uma filmadora, mas está conhecendo recantos bonitos e lugares interessantes. De repente, você se depara com um inesquecível pôr-do-dol ou um pássaro com uma beleza indescritível. Como lembrar de tudo isso com fidelidade e nos mínimos detalhes, mais tarde, na volta ao aconchego do lar? A resposta é muito simples: fotografando. Fotografar a natureza, por exemplo, é bastante interessante por sua diversidade, mas para fazer fotos legais, você precisa de tempo e paciência. E, principalmente, do equipamento certo.

Um olhar diferente

A busca da fotografia perfeita deve ser combinada com harmonia e prazer. Senão pode-se confrontar situações angustiantes com resultados desanimadores. A pressa motivada pelo entusiasmo diante da beleza pode deixar a foto sem graça. Não se engane achando que uma belíssima paisagem será sempre uma fotografia bonita. É necessário que o fotógrafo tenha sensibilidade e consiga integrar-se com o que ele está vendo: sentir o ambiente, buscar ângulos e perspectivas diferentes e concentrar-se na formação de uma boa composição. Um bom fotógrafo é exigente, pensa que poderá fotografar melhor da próxima vez e sempre tem em mente que a sensibilidade é mais importante do que o equipamento.

Equipamentos

Para se ter maior praticidade e versatilidade, nada se compara a uma câmera que usa filme de 35 milímetros e lentes intercambiáveis, ou seja, uma monoreflex, também conhecida como SLR (Single Lens Reflex). Uma máquina assim e algumas lentes extras farão com que você capture a maior parte das situações. As lentes mais usadas para fotografar paisagens são as grandes-angulares, cujo ângulo de visão varia entre 21mm a 35mm. As mais usadas são as 24mm e as 28mm, pois abrangem uma área extensa sem apresentar muita distorção. As lentes teleobjetivas são mais recomendadas quando se quer fotografar momentos em que as pessoas estão agindo naturalmente ou capturar detalhes de um motivo. Algumas vezes, há fotografias que exigem um pouco de ajuda. É aí que entram os filtros. Você pode intensificar o azul do céu utilizando um filtro polarizador. Para evitar que em algumas situações as imagens pareçam desfocadas ou azuladas é bom carregar um filtro UV ou skylight acoplado as lentes para que absorvam a radiação ultravioleta. No mais, tudo o que você precisaria é uma boa mala, para que os seus equipamentos fiquem confortavelmente protegidos de impactos e da água, no caso de ser pego de surpresa pela chuva.

Na hora da compra

Uma das maiores dúvidas de quem começa é quanto ao equipamento. Saiba que para se tirar fotos bonitas, não é preciso gastar uma fortuna com uma câmera super moderna. É óbvio que a qualidade do equipamento é muito importante, mas a responsabilidade pela beleza das fotos é, única e exclusivamente, do fotógrafo. O desafio é transmitir para a pessoa que verá a foto, a sensação de estar no local. E isso você pode conseguir com uma câmera simples. Agora, se o que você quer é dar um toque mais profissional às suas fotos, vale considerar a opção de fazer um curso de fotografia, adquirir revistas e livros especializados para conhecer todos os controles e regulagens, principalmente abertura, velocidade, composição, enquadramento etc. Visitar exposições fotográficas e observar fotógrafos profissionais trabalhando também vale. Com um pouco de prática e criatividade, você vai perceber que a arte de fotografar é unir duas coisas: dedicação e sensibilidade. Mais tarde, no final da viagem e a volta para casa, com certeza, você irá fechar seu álbum de fotografia com muito estilo.

Boas fotos!

Levis Litz

No comments:

Baladas

My Flickr

 
Procurando algo?
Pesquisa personalizada