Sprays Poéticos
Mostra que envolve poesia, grafite e fotografia inaugura biblioteca temática em Sampa
A exposição Sprays Poéticos é atração na Biblioteca Amoroso Lima, na avenida Henrique Schaumann, 777, bairro Pinheiros, em São Paulo. O local faz parte do projeto Biblioteca Temática, da prefeitura de São Paulo, que visa dotar várias bibliotecas de vasto material e atividades relacionadas aum único assunto (cinema, teatro, cultura popular, ecologia etc).Para estrear o projeto na Amoroso Lima, foi escolhida a exposição idealizada por Rica P, mostrada pela primeira vez na Casa das Rosas, em julho deste ano.
Sprays Poéticos refere-se a uma mistura de poesia, grafite e fotografia. A biblioteca abriga até o dia 20 de setembro 20 fotografias feitas pelo fotógrafo paulistano Beto Riginik, mais três painéis especialmente pintados em seu interior e uma intervenção na fachada, com as letras da palavra “poesia” pintadas por cada grafiteiro envolvido no trabalho. Os poemas de Alice Ruiz, Paulo Leminski, Rica P e Paula Valéria Andrade são interpretados pelos grafiteiros Ozéas Duarte, Celso Gitahy, Cláudio Donato, Daniel Melim e Bete Nóbrega e re-interpretados por Riginik.
Rica P apresentou uma lista com aproximadamente 40 poemas, alguns deles escritos especialmente para esse projeto e outros tirados de livros, aos grafiteiros, que puderam escolher livremente entre os poemas da lista, ou fora dela, os que mais se identificavam. O critério utilizado para a escolha desses poemas foi que falassem sobre São Paulo, fossem curtos e tivessem espírito pop, irônico, urbano e contestador.
Entre os grafiteiros, foram escolhidos apenas os artistas que utilizam a técnica do Stencil – uma máscara de papel duro, na qual é recortada a figura e o texto, e sobre a qual é aplicado o spray. Esta escolha foi uma homenagem aos pioneiros do grafite, especialmente a Alex Vallauri.
Pelo trabalho de autoria em texturas urbanas já existente, com exposições sobre Londres e Nova York, foi escolhido Beto Riginik, que acabou registrando também o próprio universo dos grafiteiros e suas peculiaridades: o ateliê, as máscaras de Stencil, seus móveis e eletrodomésticos pintados, suas mãos após uma sessão de sprays, seus trabalhos.
Riginik é formado em Comunicação Social. Trabalhou por quatro anos em agências de publicidade. Desde 1997, dedica-se à fotografia de moda, arquitetura e publicidade. Suas fotos estão em publicações de vários países (Brasil, França, Rússia, EUA, Portugal, Inglaterra, Espanha e Grécia).
Sprays Poéticos de 2 a 30 de setembro:
Biblioteca Alceu Amoroso Lima Av Henrique Schaumann, 777 Segunda a sexta das 8 às 19h; sábado das 9 às 16hEntrada Franca
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment