Thursday, February 12, 2009



Exposição Cariocando de Paulo Kair no Rio de Janeiro



Percorrendo locações urbanas do Rio de Janeiro de máquina em punho, o fotógrafo paulistano Paulo Kair "cariocou", ou seja, esteve à vontade para perceber a cidade cosmopolita, que paradoxalmente causa fascínio pelas belezas naturais. Do exercício, Paulo concebeu a exposição Cariocando, que com curadoria de Marco Antonio Teobaldo, apresenta 65 imagens divididas em três temas: cena, movimento e cores. A coleção de olhares sobre o Rio pode ser visitada até 27 de fevereiro no Espaço Furnas Cultural, em Botafogo.

Expressão sincera do desejo do fotógrafo de viver como um cidadão carioca, Cariocando revela a paixão e a descoberta do Rio pelo jovem paulistano que se encanta com o cenário à sua frente: o mar, as montanhas, o povo e o agito. O conceito do seu trabalho foi constituído a partir da pesquisa que realiza desde 2005, percorrendo locações urbanas para alcançar, com as suas lentes, diferentes pontos de vista sobre o jeito carioca de viver.

A elegância moderna de Kair pode ser notada em cores e texturas que acompanham cada uma das fotografias exposta. Cariocando passou de um inusitado gerúndio que já estava na boca do povo para uma coleção de imagens que se divide nos temas apresentados.

"Cariocando em cena" é o conjunto de imagens nas quais figuram a exuberante topografia, os monumentos e a arquitetura do Rio de Janeiro, oferecendo ao observador uma nova perspectiva para os locais facilmente vistos na cidade. "Cariocando em movimento" possui certa ambigüidade por ser concebida tanto por meio do uso de tripé, para se obter uma super exposição à luz, o que requer um bocado de paciência pela espera do tempo ideal para o registro fotográfico; como também por momentos mais livres e de ação ligeira do autor, nos quais os traçados luminosos proporcionam uma sensação não estática. "Cariocando em cores" pode ser definido como o momento em que o fotógrafo se inspira numa luminosidade tropicalista e a explora habilmente a qualquer hora do dia e da noite.

A mostra pode ser vista também através de monóculos - daqueles que eram vendidos em praia, bem à moda carioca – que estão especialmente dispostos para a apreciação de algumas das imagens da exposição. As ampliações fotográficas de diferentes dimensões e um vídeo dentro de uma câmara escura formam a totalidade de imagens da série Cariocando, exibidas pela primeira vez graças ao programa de incentivo e promoção de novos talentos das artes visuais, "Iluminando o novo", de Furnas Centrais Elétricas S.A.





Sobre Paulo Kair:

Paulo Kair nasceu em 1974, em São Paulo. Estudou fotografia na Escola Panamericana de Artes e Design na capital paulista. Fotografa turismo, gastronomia, cultura e foto-jornalismo. Em 2005, realizou duas exposições: "Complexidade X Sensualidade" e "Piola em foco", no Rio de Janeiro. Desde 2007, suas fotos são publicadas em matérias e artigos nos jornais de grande circulação. Em 2008, algumas de suas imagens estiveram presentes na publicação "Paisagens Construídas: Capitais e Cidades Brasileiras". Nesse mesmo ano, o fotógrafo retratou o patrimônio histórico e cultural fluminense no livro "O Rio de Janeiro Elegante".






Serviço:

"Cariocando", fotografias de Paulo Kair.
Local: Espaço Furnas Cultural.
Endereço: Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo – Rio de Janeiro.
Dias e horários: Terças às sextas-feiras – 14h às 18h / Sábados, domingos e feriados – 14h às 19h.
Entrada franca.
*Não é permitida a entrada de pessoas trajando bermudas.


No comments:

Baladas

My Flickr

 
Procurando algo?
Pesquisa personalizada