Sunday, August 20, 2006

A Profissão

A carreira

Uma das fotografias mais conhecidas do mundo mostra um jovem casal se beijando na rua, alheio à multidão em volta. É de autoria do francês Robert Doisneau e hoje está reproduzida em pôsteres e camisetas. Momento da poesia cotidiana, o beijo foi eternizado pelo fotógrafo - e essa é a função desse profissional: testemunhar um fato e descrevê-lo sob a forma de imagens. "Quem quiser fotografar bem deve, antes de mais nada, ler boa literatura, porque um fotógrafo precisa saber contar histórias", afirma o fotógrafo Cristiano Mascaro, que há trinta anos escandalizou a família ao trocar a arquitetura pela fotografia. No Brasil, a fotografia ainda é exercida de forma precária e a profissão não é regulamentada. Esse panorama tende a mudar com a criação do bacharelado em fotografia, oferecidos desde 1999 pelas Faculdades Senac, em São Paulo. "É o espaço que estava faltando para pensar, estudar e discutir essa questão", acredita Eunilde Carvalho Montanino, coordenadora do curso. Além de dominar os equipamentos, os materiais fotográficos e a alquimia das revelações, para praticar essa atividade você terá de lidar com as mais diversas situações de imagens, ângulos, luz. Só assim estará apto a interpretar, dirigir e editar um trabalho. O fotógrafo pode ainda gerenciar arquivos, promover exposições e preservar fotografias e slides.

O mercado

"O mercado brasileiro ainda é pequeno e bastante competitivo", alerta o fotógrafo paulista Thales Trigo. Mesmo assim, existe campo para os bons profissionais. A publicidade continua sendo a maior empregadora. Casamentos e comemorações familiares também ocupam muita gente. "São momentos especiais, que as pessoas fazem questão de registrar, mesmo nos tempos de recessão", diz Camila Butcher, fotógrafa especialista na área. O fotojornalismo atrai, mas o espaço em grandes jornais e revistas é mínimo. Há trabalho como free lance em revistas de empresas e assessorias de imprensa.

Salário médio inicial: R$ 839, 00.

O curso
Neste curso você vai ter muitas aulas práticas, tirando e revelando fotografias. Mas é grande também a carga de disciplinas teóricas. Nos três primeiros semestres a formação é básica, com disciplinas como história da arte, história da fotografia, materiais fotográficos, informática e laboratório. A partir daí, é possível escolher entre fotografia aplicada e arte e cultura fotográfica. A primeira é para quem quer se dedicar a fotos jornalísticas, publicitárias ou de moda, entre outras. A habilitação em arte e cultura fotográfica é indicada para o trabalho em atividades como preservação e conservação de fotos, curadoria e gerenciamento de arquivos. Duração média: quatro anos.

fonte: Guia Abril do Estudante 2000

No comments:

Baladas

My Flickr

 
Procurando algo?
Pesquisa personalizada